Drawings
Tienanmen Square, 130x170cm, 2009
Tienanmen Square2, 130x170cm, 2009
Jornalist's Tower, 130x170cm, 2009
Press Release
“Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.”
“Distrust the most trivial, candid in its appearance. Examine, over all, what it seems familiar. We expressly plead: do not accept what it is of habit as a natural thing, therefore in time of bloody clutter, organized confusion, conscientious wilfulness, desumanized humanity, nothing must seem natural, nothing must seem impossible to change.”
Bertold Brecht
E se um dia parasse para olhar?
Blocking é uma viagem iconográfica que nos permite descobrir a paisagem, a nossa urbanidade, mas também as pessoas e os seus gestos sob a perspectiva cinéfila de quem desconstrói e redesenha, detalhadamente, novos lugares. Susana Gaudêncio apresenta-nos, nesta sua primeira exposição na Galeria Carlos Carvalho, um outro espaço público, os seus actores e protagonistas, seja em praças ou terreiros, edificados ou passeios, a artista transporta-nos para habitats inéditos, híbridos urbanos, livres de estereótipos, por vezes quase descontextualizados e invertidos, mas que nos permitem reflectir sobre que outros valores emergem e imperam nas sociedades contemporâneas. Não se trata de um manifesto sobre gosto, não se trata de uma análise ou enunciado de meros ícones arquitectónicos, trata-se de reinterpretar cenários, geometrias e volumes, fenómenos culturais massificados, subtraindo ou adicionando-lhes novas superficies que, inevitavelmente, reflectem a sua leitura pessoal, social e política da construção das nossas cidades. Através da animação e desenho, ferramentas que vem explorando regularmente e com as quais se permite equacionar o seu próprio papel enquanto artista, Susana Gaudêncio trabalha as imagens base que antecipadamente recolheu e revela-nos estruturas suspensas, sucessão de planos, cheios, tensões, lastros de movimento e de ausência e, em oposição, permite-nos que isoladamente possamos aceder aos personagens anónimos que construíram e constroem as suas narrativas.
O Projecto de animação “Building Icons” contou ainda com a participação do artista e compositor Bernhard Gal que, ao longo do seu percurso profissional, tem vindo a explorar a relação entre som, luz, espaço e que, em colaboração com Susana Gaudêncio, compôs o registo áudio da animação apresentada.
The animation piece “Building Icons” had the collaboration of artist and composer Bernhard Gal who, in his work, explores the relation between sound, light, space. Gal created the audio for this animation.
Rita Palma
Subscribe to:
Posts (Atom)